top of page

Minha experiência no XVIII Encontro Nordestino da ACP

 

Por Érica Silva

 

 

         O XVIII Encontro da Abordagem Centrada na Pessoa aconteceu no período de 12 à 16 de novembro de 2014, na cidade de Bonito - Pernambuco. Para mim, ainda estudante do 8º período do curso de psicologia, foi uma grande oportunidade, mesmo sendo a minha primeira experiência nesse tipo de espaço, onde realmente somos convocados para um grande encontro. Encontro este que acontece de forma espontânea, sem medo de ser, nem muito menos do outro ser, o Encontro nos leva a nossa autorreflexão e assim a alcançarmos nossas potencialidades, através das experiências vividas, trocadas e sentidas. Sônia Gusmão, no poema intitulado  Ousadia, nos diz que devemos:

 

"Sonhar um mundo livre

Acreditar que podes mudar o que te oprime

Concretizar , em ação, teu sonho

Ousar se opor, transpor, alçar voo..."

 

          Somos livres, e é através desta liberdade que está em nós, que descobrimos quem somos de verdade, através de nossas experiências e do encontro com o outro.

 

          "Como é maravilhoso estar com você neste momento! Viver o seu desabrochar... E ver que, afinal, você compreendeu que não tem nada a temer porque você é único e ao mesmo tempo tão Universal; porque você caminha em direção ao Ser; porque você é, para finalizar, digno de confiança." (Sônia Gusmão)

 

           Portanto , o XVIII Encontro Nordestino da Abordagem Centrada na Pessoa me proporcionou esta experiência única. Através de um modo simples pude ser eu mesma e assim vivenciar todo o meu crescimento, a partir das minhas próprias experiências, que foram surgindo no decorrer dos encontros ali vividos, experenciados e sentidos. Fico no aguardo do XI Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa onde tenho certeza de que irei vivenciar novos encontros e assim continuar nesta caminhada... Tornando-me...

 

Érica Silva

Estudante de psicologia

bottom of page